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XXVI Marcha a Brasília reforça protagonismo dos Municípios nas políticas para a Primeira Infância e Educação Infantil

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XXVI Marcha a Brasília reforça protagonismo dos Municípios nas políticas para a Primeira Infância e Educação Infantil
Fonte: Agência CNM de Notícias
Data da postagem: 21/05/2025
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O papel estratégico dos Municípios nas políticas para a Primeira Infância e a Educação Infantil foi tema de arenas técnicas no primeiro dia da XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, nesta segunda-feira, 19 de maio. Os debates abordaram a implementação de políticas públicas intersetoriais e os impactos de novas legislações, como o Marco Legal da Primeira Infância e o novo Plano Nacional de Educação (PNE). Os painelistas enfatizaram a urgência de uma articulação mais eficaz entre União, Estados e Municípios para garantir o pleno atendimento às crianças de todo o país.

 

Primeira Infância

No painel "Políticas da Primeira Infância", especialistas reforçaram a importância da integração entre saúde, educação, assistência social e outros setores para garantir os direitos das crianças de 0 a 6 anos. 

 

Educação Infantil em pauta

O segundo painel da área de Educação abordou os desafios da Educação Infantil, com ênfase nas metas estabelecidas pelo Projeto de Lei 2.614/2024, que propõe o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2024-2034, além das dificuldades causadas pelas obras paralisadas do ProInfância.

 

Transparência e o risco da judicialização

Outro ponto de atenção foi a implementação da recente Lei 14.851/2024, que trata da organização e da divulgação das listas de espera por vagas em creches. A presidente do Instituto Articule, Alessandra Gotti, ressaltou a falta de critérios uniformes e orientações claras para os Municípios. 

 

Caminhos para avançar

Os especialistas que participaram dos debates foram unânimes ao destacar a importância de fortalecer as articulações intersetoriais como caminho essencial para enfrentar os desafios da Primeira Infância e da Educação Infantil. O novo Plano Nacional de Educação (PNE) foi apontado como uma oportunidade decisiva para estabelecer metas viáveis, com financiamento adequado e estratégias fundamentadas em evidências.

A Confederação reafirmou seu compromisso em oferecer suporte técnico aos gestores, especialmente no que se refere à construção de planos municipais e à aplicação das novas legislações. A expectativa é que os gestores saiam da XXVI Marcha mais preparados para enfrentar os desafios e garantir, desde os primeiros anos de vida, um futuro mais justo e igualitário para todas as crianças brasileiras.

Fonte:  Agência CNM de Notícias

https://cnm.org.br/comunicacao/noticias/xxvi-marcha-a-brasilia-reforca-protagonismo-dos-municipios-nas-politicas-para-a-primeira-infancia-e-educacao-infantil

 

NOTA DO CIEDEPAR

Dados da Educação Infantil no Estado do Paraná

LEI Nº 14.851, DE 3 DE MAIO DE 2024
Dispõe sobre a obrigatoriedade de criação de mecanismos de levantamento e de divulgação da demanda por vagas no atendimento à educação infantil de crianças de 0 (zero) a 3 (três) anos de idade.

 

Plano Nacional de Educação - lei nº 13.003/2014 - Objetivos da Meta 1 - Universalizar a educação infantil na pré-escola para crianças de 4 a 5 anos até 2016.

Atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final do PNE, em 2024

 

A população de crianças com a até três anos é de 549.560 crianças, destas, estão sendo atendidas 44,4% (244.323crianças).

Prof. Jacir Bombonato Machado

Secretário Executivo do CIEDEPAR

Última atualização: 21/05/2025 23:12:01