A Medida Provisória nº 1.334/2026, que altera o critério de reajuste do piso salarial profissional nacional do magistério, representa uma transformação significativa na política de valorização dos profissionais do magistério público da educação básica do Brasil.
Reconhecendo a importância do tema, o CIEDEPAR realizou nesta terça-feira (27) uma live para os municípios consorciados, com o objetivo de abordar o tema e esclarecer dúvidas.
O evento teve como palestrantes o Secretário Executivo, Prof. Jacir Bombonato Machado e o Técnico do CIEDEPAR Dr. Dorival Perez, auxiliados pela Pedagoga Flaviane São José.
Durante a live foram discutidos tópicos importantes como os profissionais que serão beneficiados, a Lei 15.326 que define professores da educação infantil integrantes da carreira do magistério, a Lei de Responsabilidade Fiscal, além do impacto da Medida Provisória, considerando a estrutura e capacidade financeira de cada município.
O evento contou com a participação majoritária dos municípios consorciados, representados por Prefeitos, Secretárias(os) de Educação e equipes pedagógicas.
Como as dúvidas são muitas, os municípios deverão enviar ao CIEDEPAR, que reunirá todos os questionamentos em um documento e realizará nova videoconferência, para esclarecimentos.
A iniciativa reforça o compromisso do CIEDEPAR em manter o diálogo aberto e contínuo com seus consorciados, promovendo transparência e compartilhamento de informações
![]() |
Confira, anexo, material da live Piso do Magistério. |
