FNDE DIVULGA NOVOS PROJETOS PARA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL NO ÂMBITO DO PAR 4

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação divulgou ontem (17/06), quatro novos projetos para construção de escolas de ensino fundamental para atendimento aos municípios no âmbito do PAR 4. As unidades escolares padronizadas com 5, 9 e 13 salas de aula foram publicadas hoje no site da autarquia e substituirão os antigos projetos de unidades com 4, 6 e 12 salas de aula utilizados até o ciclo anterior do PAR.

 

A escola de 5 salas de aula tem capacidade de atendimento para até 350 alunos, em dois turnos (matutino e vespertino), e 175 alunos em período integral, podendo ser construída num terreno retangular com medidas de 60m de largura por 80m de profundidade e declividade máxima de 3%.

 

O projeto da escola de 9 salas de aula traz uma inovação, pois prevê também uma versão com dois pavimentos. A edificação pode atender até 630 alunos, em dois turnos, ou 315 alunos em período integral, sendo destinada crianças do 1º ao 9º ano do ensino fundamental. Sua implantação pode ocorrer num lote com 80m de largura por 80m de profundidade.

 

Já o modelo de escola com 13 Salas, projetado num único pavimento, destina-se às etapas do ensino fundamental I e II, compostos pelos segmentos do 1º ao 9º ano, com possibilidade de duas turmas simultâneas para quatro dos segmentos. A edificação pode atender até 910 alunos, em dois turnos, ou 455 alunos em período integral.

 

O consultor em infraestrutura educacional do Ciedepar, arquiteto Tiago Lippold Radünz considera importante à renovação dos projetos padronizados por parte do Ministério da Educação: “é essencial que novas tipologias construtivas sejam disponibilizadas a estados e municípios, refletindo as exigências da educação em tempo integral e o MEC tem papel preponderante na disseminação de tais parâmetros”.

9PARQLAYGER00407_R00-5T-ARQ-LYT-GER0-04_R00 (1)

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email