FNDE DIVULGA NOVOS PROJETOS DE QUADRAS ESCOLARES

A etapa de planejamento do PAR 4 foi aberta na primeira quinzena de maio e os municípios já podem inserir suas demandas educacionais para o período de 2021 a 2024. Dentre as ações previstas, os entes federados poderão solicitar recursos para novos veículos escolares, mobiliário, equipamentos, capacitações, construções de novas escolas, creches entre outros.

Na 4ª Dimensão do PAR, relacionada à melhoria da infraestrutura escolar, poderão ser cadastrados projetos para construção de quadra esportivas escolares, na iniciativa nº 21, destinada à Ampliação de Escolas ou Creches.

O FNDE divulgou dois novos projetos para construção de quadras escolares abertas (com 35 ou 45 m²) e fechada (com 45m²), ampliando o rol de projetos padronizados para essa finalidade. Já compunham a carteira de projetos as tipologias com palco e vestiário, além dos modelos que cobertura de quadras grande e pequena.

Segundo o consultor técnico do CIEDEPAR, Arq Tiago Radünz, trata-se de uma iniciativa fundamental para garantir a meta 6 do Plano Nacional de Educação que prevê a ampliação de matrículas em tempo integral.

“Melhorar a infraestrutura é um aspecto essencial para o funcionamento das escolas em tempo integral. Em muitas locais, a quadra coberta é coração da escola, permitido não somente a realização de atividades esportivas, mas sendo ponto de encontro da comunidade escolar. A continuidade dessa política pública criada pelo MEC em 2011 é crucial para a garantia de um padrão construtivo mínimo nas nossas escolas públicas”.

 

Os projetos poderão ser acessados em:

https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/par/quadra-coberta-aberta

https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programas/par/infraestrutura-fisica-escolar/quadra-escolar-fechada-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *