CIEDEPAR ALERTA PARA A IMPORTÂNCIA DE QUE TODOS OS MUNICÍPIOS CONSORCIADOS INICIEM A ETAPA DE PLANEJAMENTO DO PAR

O Planejamento é compreendido como a terceira etapa do Plano de Ações Articuladas – PAR e tem como objetivo indicar as necessidades de melhorias para que estados e municípios consigam atingir as metas previstas em seus planos educação. Mediante a inclusão de iniciativas, será possível captar recursos para aprimoramento da gestão das secretarias de educação, capacitação de professores, aquisição de veículos escolares, mobiliário e equipamento, obras, entre outros.

Dentre os 38 municípios que compõem o CIEDEPAR, 14 ainda não iniciaram o Planejamento do PAR, alerta o consultor técnico do Consórcio, Tiago Radünz: “O Planejamento foi liberado pelo Ministério da Educação em maio de 2021 e novos recursos devem ser empenhados até o final do ano. Sem a inserção de iniciativas, não há como viabilizar a captação de novos recursos voluntários para as prefeituras.”

Diante desse cenário, o Consórcio realizará, no mês de agosto, oficinas virtuais direcionadas para os municípios que apresentam dificuldades na operacionalização da ferramenta, de modo a garantir que todos possam atingir a etapa de Planejamento e tramitar as iniciativas para análise técnica. Radunz destaca que apesar de não haver uma data limite para o término do Planejamento, o último bimestre do ano é um momento oportuno para que os recursos do PAR sejam empenhados pelo Ministério da Educação.

O agendamento das orientações poderá ser feito pelos fones (41) 3089-1686, 3089-1439 ou pelo endereço eletrônico diretoriadeprojetos@ciedepar.com.br.

Municípios em Etapa Preparatória do Diagnóstico do PAR

3

Municípios com o Diagnóstico do PAR Não Finalizado

1

Municípios com Diagnóstico do PAR em Elaboração

9

Municípios com o Planejamento do PAR não iniciado

1

Municípios com Planejamento do PAR em Elaboração

24

Total

38

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *